Facebook Batom Bombom & Amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 dezembro 2011

2

Proteja-se do Sol...

Oie!! 
Estes dias já tem feito muito calor e o sol está "rachando" em nossa pele - CUIDADO você precisa de proteger!
A seguir algumas informações sobre o uso de protetor solar e algumas dicas para voce curtir o verão sem prejudicar sua pele... bjs

Um truque esperto para lembrar quem é quem: associe a letra “a” à palavra aging (envelhecimento, em inglês) e “b” a burning (queimar, também em inglês). Ou seja: UVA são os raios de efeito cumulativo que, com o tempo, levam ao aparecimento de rugas, manchas e sinais da idade; já os UVB, mil vezes mais fortes que o UVA, são os responsáveis pela vermelhidão e sensação instantânea de queimadura. Isso significa que, se o UVB demora um segundo para queimar a pele, o UVA vai demorar mil segundos, ou cerca de 17 minutos. Não é que um seja menos nocivo que o outro – mas o tempo necessário para que os efeitos danosos de cada um deles apareçam na pele é diferente.

Protetores mais baratos
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) apresentou, em outubro, um projeto de lei que propõe isentar de impostos os filtros solares nacionais e importados. Assim, o preço do produto ficaria até 10% mais barato, facilitando o acesso da população ao creme e ajudando a reduzir os casos de câncer de pele – que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa 25% dos tumores malignos no Brasil. “O projeto mostra que os filtros estão entrando cada vez mais na categoria de medicamentos, e não de supérfluos, e por isso precisam estar ao alcance de todos”, diz o dermatologista Lincoln Fabrício, de Curitiba. Não há previsão para o projeto entrar em vigor.

Roupas não protegem tanto
O químico Maycon Ribeiro, da Sundown, assegura que uma blusa ou short de algodão oferece blindagem ao sol equivalente a um FPS 15. Mas isso só vale se a roupa for escura e estiver seca e em bom estado. “Quando o tecido está desgastado ou molhado, as tramas se abrem, permitindo a passagem de até 30% dos raios UV”, avisa Ribeiro. Já se a camiseta for muito clara, ela reflete a luz, abrindo a guarda para queimaduras na pele. Tecidos confeccionados com tecnologia especial não entram nessa conta.

Filtro infantil para adultos
“Esses produtos possuem maior concentração de óxido de zinco, substância que aumenta a densidade do creme. Assim, acabam protegendo não só por causa da tecnologia, mas também por formar uma barreira física mais grossa”, esclarece Lincoln. Outra vantagem: têm menos risco de causar alergias.

Batom contra o câncer
Muita gente esquece de usar, mas o protetor labial com FPS 30, ou mais, também ajuda a evitar o câncer de pele na boca. “Esse tipo de doença aparece principalmente nos lábios inferiores, já que a maior parte dos raios solares vem do alto”, afirma a dermatologista Samanta Nunes, de São Paulo. Alguns tipos ainda são enriquecidos com ativos esfoliantes, que renovam a pele da região. Assim como os cremes, eles também precisam ser reaplicados a cada duas horas.

Sol antes das 10 é prejudicial
É comum ouvir que se expor ao sol antes das 10 da manhã não faz mal à saúde. Não é bem assim. “Até esse horário, a predominância é de raios UVA. Como não provocam sensação de queimadura e ardor, dão a impressão de ser inofensivos”, afirma a dermatologista Cláudia Magalhães, de Recife. A concentração desses raios mantém-se a mesma durante todo o dia, mas, do final da manhã até as 17 horas, dão lugar a maior quantidade de raios UVB. Por isso, passar protetor solar antes das 10 horas também é indispensável.

As regras mudaram
O FDA, órgão americano que controla remédios e alimentos, anunciou mudanças na regulamentação da proteção solar (e isso é bom para nós). A partir de agora, os termos “à prova d’água”, “à prova de suor” e “bloqueador solar” estão proibidos na embalagem – devem ser substituídos por “resistente a”, nos dois primeiros casos, e “protetor solar”, no último. A justificativa é que a nomenclatura anterior levava o consumidor a acreditar que os filtros não precisavam ser reaplicados e protegiam 100% da radiação solar – o que não é verdade. A mudança já está em tramitação na Anvisa e deve começar a valer por aqui em pouco tempo – por isso, fique atenta às embalagens.

Quantidade certa
Anote aí: para garantir boa defesa contra os raios UV, você deve passar o equivalente a 1 colher de chá de protetor solar no rosto. “Já no corpo, essa dose aumenta para 1 xícara cheia de café”, diz a dermatologista Samanta Nunes, de São Paulo. Para facilitar, imagine que cada parte receberá uma porção igual à do rosto: 1 colher de chá para cada braço, outra para cada mão, mais uma para cada coxa e assim por diante. “Seguindo esses valores, a conta é de praticamente um pote de filtro solar a cada três dias”, explica Samanta. Atenção: a proteção só será correspondente à indicada no rótulo se o corpo estiver corretamente coberto pelo produto. “Se você passar, por exemplo, metade da quantidade recomendada, a eficiência do filtro diminuirá três vezes. Assim, um protetor 60 pode facilmente virar um 20”, alerta o dermatologista Lincoln Fabrício.

Prazo de validade ao sol
Segundo Lincoln Fabrício, a cada hora que você passa exposta aos raios UV a ação do produto cai praticamente pela metade. Isso quer dizer que, uma hora depois de passar um filtro solar 30, a proteção será semelhante à de um FPS 15. Sem contar fatores como água e suor, que aceleram o processo. “Daí a importância de reaplicar o creme a cada duas horas, no máximo, em todo o corpo”, completa o médico.

Resistência a água e suor
Existe diferença, sim, entre protetor solar que se diz “resistente à água” e “muito resistente à água” – e isso é regulamentado pela Anvisa. No primeiro caso, o produto dura 40 minutos na pele sob a água do mar ou da piscina. Já no segundo, fixa-se no corpo por 80 minutos. Outro ponto importante: os filtros resistentes à água não são necessariamente também à prova de transpiração. “O suor possui substâncias, como ureia e sal, que interferem na ação do produto de forma distinta da água. O método que garante a eficácia em cada um dos casos também é diferente: para assegurar resistência à água, é preciso testar o creme sob imersão. Já para o suor, a verificação é feita em uma sauna”, explica a dermatologista Samanta Nunes.
Agora que estamos mais orientadas podemos aproveitar estes dias de verão ao máximo!
(Texto de Revista Cláudia on-line)

2 comentários:

  1. Olá!!!
    UOU.. amei o seu post.. mega interessante..
    Sabe eu tenho muito problema com o sol ... pois sou megamente branca.. então eu passo protetor a cada 2 horas.. e fico na sombra... e mesmo assim .. ainda fico vermelha !! rs imagina só!
    Parabéns pelo post...
    Beijos,

    Charme DALU
    www.charmedalu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú... nem me diga! Tb sou super hiper mega branca! e nem protetor 50 resolve... kkk cuidado redobrado sempre!!! Bjs

      Excluir

Este Blog é feito especialmente para você!!
Participe, deixe sua opinião! Deixe o link da sua página, visitarei você em breve!

Ahh... responderei todos os recadinhos/comentários aqui no blog, ok!
Bjinhos

Que assuntos tratamos por aqui!

Acessórios (9) Acessórios. (2) Amigos (2) Amigos. (5) Amizades (12) Amor (3) Aniversário (2) arte (3) Artesanato (3) As diferenças entre os sexos (1) Atualidades (1) auto estima (8) Autoconfiança (4) Batom (1) Batom by Brechó (2) bazar (1) Beijo (1) Belcorp (1) Beleza (19) Beleza. (2) Bem estar (20) Bichinhos (1) bijouterias (2) bijus (1) Biquini (1) Blog (8) Blogosfera (27) Blogueiras (11) Blogueiras. (2) Boas Vindas (1) Boca (1) Bolsa (4) Bolsas (10) Brechó (4) Brincos (1) Brinde (3) Cabelos (8) Cabelos. (1) Caixinhas de MDF (1) Calça jeans (1) Calor (1) Carinho (1) Carreira (2) Casa (2) chinelos (1) Cidade (1) Comportamento (13) Concurso (6) Corpo (4) Cosméticos (20) Cosméticos. (5) Cotidiano (12) creme (1) Criatividade (1) Cuidados (5) Cuidados com a pele (4) Decoração (2) Desafio (2) Dicas (36) Dinheiro (2) Educação (2) Entrevista (1) Escolhas (1) esmalte (5) estilo de vida (18) estilo de vida. (2) facebook (1) Filhos (4) Fim de Ano (3) Fragrâncias (3) Gestação (2) Hidratação (2) Homens (1) imagem (1) imagem. (1) Inteligência (1) Kert Cosméticos. (3) Lazer (1) le beauté marché (1) Liderança (1) Loja (7) Lojinha (4) Lucros (1) Maquiagem (10) Mente (1) Mimos (6) Mioma (1) Moda (30) Moda. (1) Modernidade (1) Motivação (1) Mulher (48) Natal (4) Parcerias (13) Parcerias. (4) Perfumes (8) Pierre Alexander (1) postura pessoal (1) Presente (8) Presente. (4) Produtos (6) Profissão (2) Protetor Solar (1) Qualidade de vida (4) rasteirinhas moda (1) Relacionamento (1) Relógios (2) Resenha (3) Resultado sorteio (14) Resultado sorteio. (4) Roupas (7) São Paulo (1) Sapatos (4) Saúde (17) Seguidoras (4) Selinhos (9) semi joias (2) Sexualidade (1) Shampoo (4) Sol (1) Sorteio (28) TAG (2) Tatuagens (1) Thipos (8) Trabalho (4) Trocas (2) troquinha (1) unha (1) Venda (6) vendas (2) Verão (5) vitamina D (1) Vitrine (1)