Facebook Batom Bombom & Amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

06 janeiro 2012

0

O Câncer em Mulheres com menos de 40 anos

Boa noite meninas! 

Infelizmente é com grande frequencia que estamos ouvindo historias e histórias sobre o câncer e não só ouvindo mas presenciando também o dia a dia de pessoas que lutam contra a doença. O problema é qunado a doença chega de mansinho e o portador tarda em descobrir que a possui... é, o jeito é ficar atento a qualquer sinal e buscar ajuda se necessário!

Conheça os principais tipos de câncer que costumam atingir mulheres com menos de 40 anos e conheça os sinais de alerta.

 

 

Por Bianca Iaconelli

Melanoma

O que é:
Uma forma letal de câncer de pele. Apesar de representar apenas 4% dos tipos de câncer de pele, é o mais grave, por ter a possibilidade de metástase (espalhar para outras partes do corpo).

Incidência:
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), tem-se observado um aumento expressivo na incidência do melanoma em populações de pele branca. Os números estão crescendo ainda mais entre mulheres jovens: é o câncer mais comum em mulheres dos 30 aos 34 anos e o segundo mais comum – depois do câncer de mama – em mulheres dos 30 aos 34, de acordo com dados da organização norte-americana Skin Cancer Foundation. No geral, as pessoas que têm maior risco são as brancas que tiveram queimaduras de sol graves antes dos 18 anos.

Atenção:
Pintas que mudam de tamanho, formato e cor, assim como aquelas que ficam saltadas ou coçam - qualquer um destes casos deve ser examinado por um dermatologista o quanto antes.

Não se arrisque:
Evite o sol das 10h às 16h e não use óleos bronzeadores. Quando for sair de casa, passe protetor solar com fator de proteção solar de 30 ou mais, 20 minutos antes. Não deixe de visitar um dermatologista duas vezes por ano.

Câncer do colo do útero

O que é:
Existem mais de 100 tipos de HPV (vírus do papiloma humano). Cerca de 30 tipos são transmitidos sexualmente, e mais ou menos metade destes podem levar ao câncer cervical. A grande maioria das infecções por HPV simplesmente vão embora sozinhas. Mas às vezes uma infecção persiste, o que pode levar ao câncer.

Incidência:
O câncer cervical é o terceiro tipo de câncer mais comuns nas mulheres. Cerca de 2 a 3% das mulheres acima de 40 anos irão desenvolver alguma forma de câncer cervical. A idade média de diagnóstico é de 45 anos, mas ele tem sido encontrado em mulheres de 20 a 30 anos, principalmente em países em desenvolvimento.

Atenção:
Lesões pré-cancerosas geralmente não acompanham sintomas. Mas quando o câncer se desenvolveu, podem ocorrer sangramentos irregulares entre as menstruações e depois da relação sexual. Tenha em mente, entretanto, que estes sintomas não são necessariamente relacionados ao câncer.

Não se arrisque:
Faça uma vez por ano o exame de papanicolau, que detecta mudanças celulares anormais. Existe vacina para evitar o HPV, consulte seu ginecologista para saber se ela é indicada para você.

Câncer na tireóide

O que é:
Uma doença que afeta a tireóide – uma pequena glândula localizada abaixo do pomo de Adão, que produz hormônios. Este hormônio ajuda a regular o metabolismo e mantém os sistemas nervoso central e cardiovascular funcionando normalmente.

Incidência:
O tipo mais comum de câncer na tireóide, o carcinoma papilar, normalmente afeta as mulheres na idade reprodutora.

Atenção:
Os próprios pacientes ocasionalmente detectam um nódulo no pescoço – descrito geralmente como um segundo pomo de Adão. Ele costuma ser indolor e se mexe quando há o movimento de deglutição. Em casos raros, aparecem outros sintomas, como dificuldade para engolir alimentos sólidos, rouquidão, dor abaixo do pomo de Adão ou dor que irradia para a mandíbula e as orelhas, e/ou uma tosse persistente – às vezes acompanhada de sangramento.

Não se arrisque:
Endocrinologistas recomendam fazer o auto-exame no pescoço: Use um espelho de mão para observar a região que fica entre o pomo de Adão e os ossos do colo. Ponha na boca um gole de água, incline a cabeça para trás e engula, olhando se aparece alguma protuberância. Para ter certeza de não confundir a glândula da tireóide com o pomo de Adão, repita o teste. Se perceber algo anormal, visite o médico.

Leucemia

O que é:
Doença maligna dos glóbulos brancos, caracterizada pelo acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais.

Incidência:
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a leucemia atinge mais de 4 mil mulheres no Brasil por ano.

Atenção:
Os sintomas – que incluem febre, fadiga, suores noturnos, sangramentos, o aparecimento de machucados e perda de peso – podem ser causados por diversas doenças. Mas se os sintomas persistirem, procure um médico.

Não se arrisque:
Não há como reduzir os riscos, pois a leucemia não tem origem conhecida, mas procurar ajuda médica o mais rápido possível aumenta as chances de sobrevivência.


Linfoma de Hodgkin

O que é:
Forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático – um conjunto de órgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo.

Incidência:
Pode ocorre em todas as faixas etárias, mas é mais comum dos 15 aos 40 anos. Segundo o INCA, estima-se que haverá cerca de 1.270 novos casos entre mulheres em 2009 no Brasil.

Atenção:
Os sintomas podem ser os mesmos da leucemia, acrescentando coceiras na pele e inchaços indolores de nódulos linfáticos no pescoço, axila ou virilha.

Não se arrisque:
Mais uma vez, não há como reduzir os riscos, mas um acompanhamento médico pode melhorar as chances de sobrevivência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Blog é feito especialmente para você!!
Participe, deixe sua opinião! Deixe o link da sua página, visitarei você em breve!

Ahh... responderei todos os recadinhos/comentários aqui no blog, ok!
Bjinhos

Que assuntos tratamos por aqui!

Acessórios (9) Acessórios. (2) Amigos (2) Amigos. (5) Amizades (12) Amor (3) Aniversário (2) arte (3) Artesanato (3) As diferenças entre os sexos (1) Atualidades (1) auto estima (8) Autoconfiança (4) Batom (1) Batom by Brechó (2) bazar (1) Beijo (1) Belcorp (1) Beleza (19) Beleza. (2) Bem estar (20) Bichinhos (1) bijouterias (2) bijus (1) Biquini (1) Blog (8) Blogosfera (27) Blogueiras (11) Blogueiras. (2) Boas Vindas (1) Boca (1) Bolsa (4) Bolsas (10) Brechó (4) Brincos (1) Brinde (3) Cabelos (8) Cabelos. (1) Caixinhas de MDF (1) Calça jeans (1) Calor (1) Carinho (1) Carreira (2) Casa (2) chinelos (1) Cidade (1) Comportamento (13) Concurso (6) Corpo (4) Cosméticos (20) Cosméticos. (5) Cotidiano (12) creme (1) Criatividade (1) Cuidados (5) Cuidados com a pele (4) Decoração (2) Desafio (2) Dicas (36) Dinheiro (2) Educação (2) Entrevista (1) Escolhas (1) esmalte (5) estilo de vida (18) estilo de vida. (2) facebook (1) Filhos (4) Fim de Ano (3) Fragrâncias (3) Gestação (2) Hidratação (2) Homens (1) imagem (1) imagem. (1) Inteligência (1) Kert Cosméticos. (3) Lazer (1) le beauté marché (1) Liderança (1) Loja (7) Lojinha (4) Lucros (1) Maquiagem (10) Mente (1) Mimos (6) Mioma (1) Moda (30) Moda. (1) Modernidade (1) Motivação (1) Mulher (48) Natal (4) Parcerias (13) Parcerias. (4) Perfumes (8) Pierre Alexander (1) postura pessoal (1) Presente (8) Presente. (4) Produtos (6) Profissão (2) Protetor Solar (1) Qualidade de vida (4) rasteirinhas moda (1) Relacionamento (1) Relógios (2) Resenha (3) Resultado sorteio (14) Resultado sorteio. (4) Roupas (7) São Paulo (1) Sapatos (4) Saúde (17) Seguidoras (4) Selinhos (9) semi joias (2) Sexualidade (1) Shampoo (4) Sol (1) Sorteio (28) TAG (2) Tatuagens (1) Thipos (8) Trabalho (4) Trocas (2) troquinha (1) unha (1) Venda (6) vendas (2) Verão (5) vitamina D (1) Vitrine (1)