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04 janeiro 2013

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Bolsas e Bolsologia

Texto de Fádua Sleiman
A bolsa é tão importante para as mulheres (ou mesmo para muitos homens), que é considerada como a nossa "segunda pele", já que nela são guardados os itens importantes para a própria pessoa e até para a família.

História da bolsa
Durante o século XV, algumas bolsas armazenavam peças preciosas enquanto outras eram especialmente desenhadas para guardar relíquias e livros de orações. Foi durante este período que aparecerem os pockets (bolsos portáteis, no formato dos atuais).
No século XVII, com a evolução da moda, mais bolsos foram adicionados às roupas masculinas e no caso das femininas, ficaram maiores e mais profundos. Com isso, no século seguinte, os bolsos femininos adquiriram tal importância que eram deixados em testamento para parentes e amigos.
No decorrer dos séculos, a utilidade das bolsas evoluiu e esse item se tornou cada vez mais importante para as sociedades. Atualmente, consumidoras das grifes como Louis Vuitton, Prada e Versace, cujos valores das bolsas equivalem ao preço de uma joia, continuam com o costume de passar às filhas esses itens.
Na sociedade
Há décadas as grandes marcas já tinham a percepção de que aliar suas peças às pessoas famosas, seria uma vitrine e uma estratégia de vendas rápida, barata e eficiente. Bastava, por exemplo, presentear as atrizes de Hollywood.
Existem inúmeros exemplos desse tipo de estratégia usada pelas grandes grifes. A princesa Grace Kelly, por exemplo, transformou uma bolsa Hermès em objeto de desejo de mulheres em todo o mundo ao esconder a barriga da gravidez em eventos públicos. Ou mesmo quando a então primeira-dama francesa Bernadette Chirac queria presentear a Lady Di e comprou, em 1995, um modelo lançado pela maison de Christian Dior. Não demorou muito para que Diana fosse clicada com a sua nova bolsa, que em janeiro do ano seguinte, chegou às lojas batizada de Lady Dior.

Estes modelos são objetos de desejos de homens e mulheres por representar mais do que peças caras - são símbolos de status e poder, transmitindo uma imagem de aceitação em sociedade. Atualmente, as pessoas são reconhecidas pelo "quanto" representam, isto é, pelo seu poder aquisitivo. Assim, ao pagar uma pequena fortuna por uma bolsa de grife (em média, algo em torno de três mil reais), os consumidores estão mostrando o que representam no contexto social.
Com a maior inserção da classe C no mercado brasileiro nos últimos anos, tornou-se imprescindível, aos proprietários desses objetos, se destacarem na multidão.


"Bolsologia"
Alguns psicólogos acreditam que a maneira como as mulheres carregam suas bolsas demonstra toda uma particularidade de características próprias. A chamada "bolsologia" é quase uma ciência.
Muito raramente as mulheres deixam alguém ver o interior de suas bolsas. E mesmo quando deixa, não o fazem sem expressar aquela sensação desconfortável de estar sendo revelada, "despida", diante de olhos estranhos. Já o exterior desses itens, de acordo com o modelo escolhido com suas cores e formas variadas, refletem a identidade psicológica de suas donas.
Tudo o que uma mulher guarda em suta bolsa tem importância. Não importa se o objeto em questão tenha ou não grande valor financeiro, cada item é valioso e guarda um motivo, uma razão consciente ou ignorada de estar ali. Conhecer esses motivos é ter uma ideia da natureza da mulher que os carrega.
Assim, todos esses detalhes refletem uma única preocupação básica: a bolsa serve para acompanhar sua dona onde quer que ela esteja e, sendo assim, precisa ser o mais funcional, ergonômica, prática e mais bonita possível. Além disso, cada tipo está criteriosamente adaptado à ocasião social em que é usada.
O tipo interfere diretamente em seu conteúdo, servindo como notável referência para os papéis sociais desempenhados pela mulher moderna. Assim, escolha sua bolsa sabendo que ela será sua companheira e um espelho daquilo que você busca ser!
Fonte: Site da Globo / Programa Ana Maria Braga
Fádua Sleiman é consultora empresarial, pós-graduada em Administração de Marketing, Finanças e Economia, palestrante e autora do livro "Marketing de Batom". Site:www.faduasleiman.com.br.


Saiba um pouco mais sobre a BOLSOLOGIA neste vídeo do site R7, inclusive eu apareço em uma das imagens ... rsrsrs


Fonte Vídeo: Site R7.

15 comentários:

  1. Olha só que post interessante!!!
    Essa teoria da bolsologia parece bem real... amo bolsas e as minhas são minha cara!

    beijos

    www.gleikka.blogspot.com.br

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Oi linda, bem legal esta história!! Pior que a bolsa revela mesmo muito de nós.. rsrsr

      Bjs

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  2. Bolsa é um dilema , como viver sem elas , bjs

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    1. Sem bolsas não dá pra viver rsrrs... não consigo!!
      Amo amo ...

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  3. Flor..hackearam o Lucy Panther Pink e mudaram o fundo dele e pode fazer pior..eu vou excluir esse e fazer outro..mais ai tira o gadget seguidores..você pode seguir devolta?PFVR!Espero entender..beijos

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    1. Oi Lucy, puxa que desagradável néh... vou lá dar uma forcinha!! Bjinhos e boa sorte

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  4. Nossa que bacana, não sabia que nossa bolsa revelava tanto sobre nós. Eu não vivo sem, sair sem bolsa nem em pensamento hehehehe. Bjoooooooo!

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    1. Oi flor, é vdd! eu tb não sabia rsrs... mas é bem interessante!

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  5. Olá tudo bem , vim fazer uma visitinha , boa semana para vc , até mais

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    1. Oi Ale! obrigada querida! Pra vc tb.... bjs

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  6. Olá, quanta informação! Parabéns! Sou blogueira e já estou te seguindo! Venha conhecer o meu blog é de bijuterias e tem passo a passo! chiquinhass.blogspot.com

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  7. Nossa, você aparece mesmo no vídeo!! rs

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