Facebook Batom Bombom & Amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 fevereiro 2012

0

Mitos ou Verdades da Gestação


A gestação deve ser um período saudável e de muita tranquilidade para a futura mamãe. Seguir uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos adequados e cuidar da beleza são maneiras de tornar os nove meses mais interessantes e até divertidos. E para que este momento se torne ainda mais especial, vale esclarecer alguns mitos e verdades sobre as fases da gestação que ainda deixam as mulheres em dúvida.



1 – A mulher precisa mudar seus hábitos alimentares durante a gravidez

Verdade. Manter um cardápio saudável durante a gestação é fundamental para garantir que o bebê vai receber todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Além disso, com uma alimentação adequada, a mulher garante uma gestação mais tranquila e evita problemas de saúde e complicações como anemias, hemorragias e diabetes gestacional.

O ideal é que dieta seja distribuída em cinco refeições diárias (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), compostas por ingredientes com baixo teor de gordura e que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico.

2 – Sexo durante a gravidez pode machucar o bebê

Mito. O sexo durante a gestação só deve ser evitado por contraindicações médicas. Caso contrário, o ato é saudável para os pais e seguro para o bebê. As relações sexuais podem ser praticadas em qualquer fase da gestação, desde que a mulher se sinta confortável. É importante que o casal se preocupe em manter sua vida sexual ativa nesse período. Afinal, depois depois do parto, a vida continua.

3 – Grávidas precisam de repouso absoluto e não devem fazer exercícios físicos

Mito. Durante a gestação a mulher pode e deve praticar exercícios, com exceção dos casos em que é necessário manter o repouso por orientação médica. As atividades físicas reduzem os inchaços e as dores nas costas, ajudam no controle do peso e deixam a gestante mais preparada para o parto.

É importante lembrar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, é preciso consultar o médico para saber quais as opções recomendadas. Normalmente, os exercícios de baixo impacto, como caminhadas leves, alongamentos e hidroginástica são os mais indicados.

4 – Banho quente durante a gestação é prejudicial

Verdade. O calor da água estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e, por isso, pode provocar queda da pressão e mal estar. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, mas como as gestantes já apresentam a pressão mais baixa naturalmente, isso pode acontecer mais frequentemente.

Além disso, o banho muito quente resseca a pele, o que pode contribuir para o surgimento das estrias. Portanto, o ideal durante a gestação é tomar banhos mornos e rápidos. Uma dica importante é não trancar a porta do banheiro para, no caso de um mal estar, ser socorrida facilmente.

5 – Beber cerveja preta ajuda a ter mais leite

Mito. A cerveja preta contém álcool, assim como as demais cervejas e não tem efeito na produção do leite materno, portanto, deve ser evitada nos nove meses de gestação e durante a amamentação.

Para garantir a qualidade do leite que vai oferecer ao bebê, a mulher deve caprichar na alimentação, ingerindo frutas, legumes, verduras, carboidratos, proteínas e muitos líquidos como água e sucos naturais. Além disso, a mamãe deve tentar repousar o máximo que conseguir, já que a prolactina, hormônio do leite, tem seu pico de liberação durante o sono.

6 – As mulheres que estão amamentando podem tomar vitaminas

Verdade. Os suplementos vitamínicos desenvolvidos para mulheres grávidas também são importantes durante a amamentação, pois são compostos de nutrientes que enriquecem o leite materno. Durante a gestação, o feto recebe essas substâncias e ao nascer, esse processo continua, já que os nutrientes que a mãe consome passam para o bebê por meio do leite.

5. As vitaminas trazem benefícios para a saúde da mulher grávida?

O estado nutricional é um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar da grávida. Além disso, é comprovada a relação entre o estado nutricional materno e o desenvolvimento do feto. A deficiência de micronutrientes (vitaminas e sais minerais) pode ocorrer até mesmo em gestantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, sendo a suplementação de vitaminas importante para a redução significativa da incidência de malformações neurológicas, cardíacas, faciais, urinária ou defeitos de membros. Há também evidências que comprovam a diminuição da incidência de abortamentos, pré-eclâmpsia (alta pressão arterial, retenção de líquidos e presença de proteína na urina, com sintomas que podem evoluir para convulsão e coma), diabetes gestacional, trombose e nascimentos prematuros.

6. Qual é o peso ideal de uma grávida ao final de uma gestação?

O peso ideal de uma grávida oscila entre nove e doze quilos a mais de seu peso normal considerando toda a gestação, ou seja, cerca de 1,5 a 2 quilos por mês a partir da 16ª semana. Desta forma, é importante a restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados

 Texto/fonte: www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Blog é feito especialmente para você!!
Participe, deixe sua opinião! Deixe o link da sua página, visitarei você em breve!

Ahh... responderei todos os recadinhos/comentários aqui no blog, ok!
Bjinhos

Que assuntos tratamos por aqui!

Acessórios (9) Acessórios. (2) Amigos (2) Amigos. (5) Amizades (12) Amor (3) Aniversário (2) arte (3) Artesanato (3) As diferenças entre os sexos (1) Atualidades (1) auto estima (8) Autoconfiança (4) Batom (1) Batom by Brechó (2) bazar (1) Beijo (1) Belcorp (1) Beleza (19) Beleza. (2) Bem estar (20) Bichinhos (1) bijouterias (2) bijus (1) Biquini (1) Blog (8) Blogosfera (27) Blogueiras (11) Blogueiras. (2) Boas Vindas (1) Boca (1) Bolsa (4) Bolsas (10) Brechó (4) Brincos (1) Brinde (3) Cabelos (8) Cabelos. (1) Caixinhas de MDF (1) Calça jeans (1) Calor (1) Carinho (1) Carreira (2) Casa (2) chinelos (1) Cidade (1) Comportamento (13) Concurso (6) Corpo (4) Cosméticos (20) Cosméticos. (5) Cotidiano (12) creme (1) Criatividade (1) Cuidados (5) Cuidados com a pele (4) Decoração (2) Desafio (2) Dicas (36) Dinheiro (2) Educação (2) Entrevista (1) Escolhas (1) esmalte (5) estilo de vida (18) estilo de vida. (2) facebook (1) Filhos (4) Fim de Ano (3) Fragrâncias (3) Gestação (2) Hidratação (2) Homens (1) imagem (1) imagem. (1) Inteligência (1) Kert Cosméticos. (3) Lazer (1) le beauté marché (1) Liderança (1) Loja (7) Lojinha (4) Lucros (1) Maquiagem (10) Mente (1) Mimos (6) Mioma (1) Moda (30) Moda. (1) Modernidade (1) Motivação (1) Mulher (48) Natal (4) Parcerias (13) Parcerias. (4) Perfumes (8) Pierre Alexander (1) postura pessoal (1) Presente (8) Presente. (4) Produtos (6) Profissão (2) Protetor Solar (1) Qualidade de vida (4) rasteirinhas moda (1) Relacionamento (1) Relógios (2) Resenha (3) Resultado sorteio (14) Resultado sorteio. (4) Roupas (7) São Paulo (1) Sapatos (4) Saúde (17) Seguidoras (4) Selinhos (9) semi joias (2) Sexualidade (1) Shampoo (4) Sol (1) Sorteio (28) TAG (2) Tatuagens (1) Thipos (8) Trabalho (4) Trocas (2) troquinha (1) unha (1) Venda (6) vendas (2) Verão (5) vitamina D (1) Vitrine (1)