A gestação deve ser um período saudável e de muita tranquilidade para a futura mamãe. Seguir uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos adequados e cuidar da beleza são maneiras de tornar os nove meses mais interessantes e até divertidos. E para que este momento se torne ainda mais especial, vale esclarecer alguns mitos e verdades sobre as fases da gestação que ainda deixam as mulheres em dúvida.
1 – A mulher precisa mudar seus hábitos alimentares durante a gravidez
Verdade. Manter um cardápio saudável durante a gestação é fundamental para garantir que o bebê vai receber todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Além disso, com uma alimentação adequada, a mulher garante uma gestação mais tranquila e evita problemas de saúde e complicações como anemias, hemorragias e diabetes gestacional.
O ideal é que dieta seja distribuída em cinco refeições diárias (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), compostas por ingredientes com baixo teor de gordura e que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico.
2 – Sexo durante a gravidez pode machucar o bebê
Mito. O sexo durante a gestação só deve ser evitado por contraindicações médicas. Caso contrário, o ato é saudável para os pais e seguro para o bebê. As relações sexuais podem ser praticadas em qualquer fase da gestação, desde que a mulher se sinta confortável. É importante que o casal se preocupe em manter sua vida sexual ativa nesse período. Afinal, depois depois do parto, a vida continua.
3 – Grávidas precisam de repouso absoluto e não devem fazer exercícios físicos
Mito. Durante a gestação a mulher pode e deve praticar exercícios, com exceção dos casos em que é necessário manter o repouso por orientação médica. As atividades físicas reduzem os inchaços e as dores nas costas, ajudam no controle do peso e deixam a gestante mais preparada para o parto.
É importante lembrar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, é preciso consultar o médico para saber quais as opções recomendadas. Normalmente, os exercícios de baixo impacto, como caminhadas leves, alongamentos e hidroginástica são os mais indicados.
4 – Banho quente durante a gestação é prejudicial
Verdade. O calor da água estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e, por isso, pode provocar queda da pressão e mal estar. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, mas como as gestantes já apresentam a pressão mais baixa naturalmente, isso pode acontecer mais frequentemente.
Além disso, o banho muito quente resseca a pele, o que pode contribuir para o surgimento das estrias. Portanto, o ideal durante a gestação é tomar banhos mornos e rápidos. Uma dica importante é não trancar a porta do banheiro para, no caso de um mal estar, ser socorrida facilmente.
5 – Beber cerveja preta ajuda a ter mais leite
Mito. A cerveja preta contém álcool, assim como as demais cervejas e não tem efeito na produção do leite materno, portanto, deve ser evitada nos nove meses de gestação e durante a amamentação.
Para garantir a qualidade do leite que vai oferecer ao bebê, a mulher deve caprichar na alimentação, ingerindo frutas, legumes, verduras, carboidratos, proteínas e muitos líquidos como água e sucos naturais. Além disso, a mamãe deve tentar repousar o máximo que conseguir, já que a prolactina, hormônio do leite, tem seu pico de liberação durante o sono.
6 – As mulheres que estão amamentando podem tomar vitaminas
Verdade. Os suplementos vitamínicos desenvolvidos para mulheres grávidas também são importantes durante a amamentação, pois são compostos de nutrientes que enriquecem o leite materno. Durante a gestação, o feto recebe essas substâncias e ao nascer, esse processo continua, já que os nutrientes que a mãe consome passam para o bebê por meio do leite.
5. As vitaminas trazem benefícios para a saúde da mulher grávida?
O estado nutricional é um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar da grávida. Além disso, é comprovada a relação entre o estado nutricional materno e o desenvolvimento do feto. A deficiência de micronutrientes (vitaminas e sais minerais) pode ocorrer até mesmo em gestantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, sendo a suplementação de vitaminas importante para a redução significativa da incidência de malformações neurológicas, cardíacas, faciais, urinária ou defeitos de membros. Há também evidências que comprovam a diminuição da incidência de abortamentos, pré-eclâmpsia (alta pressão arterial, retenção de líquidos e presença de proteína na urina, com sintomas que podem evoluir para convulsão e coma), diabetes gestacional, trombose e nascimentos prematuros.
6. Qual é o peso ideal de uma grávida ao final de uma gestação?
O peso ideal de uma grávida oscila entre nove e doze quilos a mais de seu peso normal considerando toda a gestação, ou seja, cerca de 1,5 a 2 quilos por mês a partir da 16ª semana. Desta forma, é importante a restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados
Texto/fonte: www.dicasdemulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este Blog é feito especialmente para você!!
Participe, deixe sua opinião! Deixe o link da sua página, visitarei você em breve!
Ahh... responderei todos os recadinhos/comentários aqui no blog, ok!
Bjinhos