Miomas – também conhecidos como fibromas, leiomiomas ou fibromiomas - são tumores benignos (não cancerosos), sólidos, arredondados, de dimensões variadas e que têm origem na camada muscular do útero. Sua causa ainda é desconhecida, porém sua incidência está relacionada a padrões genéticos, sendo - de duas a cinco vezes - mais freqüentes entre mulheres de raça negra do que entre as de pele clara. Outra característica importante é que o crescimento desses tumores é estimulado pelos hormônios estrogênicos, o que os faz aumentar de tamanho durante a gravidez e regredir, espontaneamente, após a menopausa.
Na dependência da sua localização - em relação à parede uterina -, os fibromas são classificados em subserosos, intramurais e submucosos. Subserosos são aqueles que crescem na parte mais externa do útero, ficando em contato com as demais vísceras do abdome (bexiga e intestinos). Intramurais são os que se desenvolvem dentro da parede uterina, e, submucosos são os que se projetam para dentro da cavidade uterina, deformando o seu interior. É comum que uma mesma mulher apresente vários nódulos miomatosos com localizações e sutilezas anatômicas distintas (pediculados intracavitários, pediculados subserosos, intraligamentares e cervicais). As dimensões desses tumores poderão variar desde microscópicas até muitos centímetros, chegando a pesar – em casos extremos - mais de dois quilos. A localização e o tamanho do(s) mioma(s) são os fatores mais importantes na geração de sintomas.
Classificação dos miomas, de acordo com a localização: |
A principal queixa relacionada à presença de fibromas é o aumento progressivo do volume de sangue perdido a cada menstruação, muitas vezes motivando o atendimento de emergência pela intensa hemorragia que provocam. Outros sintomas, como dor pélvica, sensação de peso no baixo ventre, alteração do ritmo intestinal e aumento da freqüência urinária também são sinais indiretos da existência de fibromas, pela compressão que exercem nas vísceras vizinhas (bexiga e intestinos). Por apresentar um crescimento lento, esses tumores podem surgir aos 20 anos de idade, causando sintomas somente uma ou duas décadas depois. A degeneração malig complexidade tecnológica como a embolização, a eletromiólise, a criomiólise, a remoção dos miomas com manutenção do útero (miomectomia), chegando até a mais radical das cirurgias para esse problema: a retirada de todo o útero (histerectomia).
Para cada caso, para cada mulher, existe uma opção terapêutica mais apropriada. Converse com o seu ginecologista.
Lembramos que este têm caráter estritamente informativo e de apoio, não substituindo - em hipótese alguma - as relações de confiança entre médicos e pacientes.
http://www.drcarlos.med.br/
CRM/RJ: 23055-4
Oie!!Depois passarei com calma para conhecer direitinho seu canto, agora é só uma visitinha rápida,hehehe
ResponderExcluirNão trabalho com crianças há 6 anos, mas amo tudo relacionado ao mundo dos pequenos, e sendo mãe de um menino arteiro de 2 anos e com mais um bb a caminho acabo por postar assuntos que estou vivenciando ou que outras mães me pedem, ou acho importante futuras mamães saberem...assuntos que foram importantes para mim.
bjs
Olá, Joyce! Parabéns pelo Blog, adoramos sua visitinha! Beijos da turma
ResponderExcluirOlha que coisa :D
ResponderExcluirhttp://www.manualfeminino.com/2011/11/maquiagem-roxo-e-verde.html
Oi adorei seu blog! Tem muito conteúdo! Parabens Gatinha...
ResponderExcluirAh, passei também para te convidar a participar de um sorteio que tá rolando no meu blog MENIN@S!
São 2 lindos prêmios, com bolsas, batons, cremes, protetor, etc... Participa lá, é facinho. Vai que vc ganha!!
http://meninaaas.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-natal.html
Fique a vontade se quiser divulgar, beijos
Oie, adorei seu cantinho, já estou seguindo tb.
ResponderExcluirMamis teve mioma, operou, precisou tirar o útero, era do tamanho de uma laranja, disseram!
Que judiação, foi a única vez que vi minha mae reclamar de dor, dizem que é terrivel!
beijos
Oi Linda (peq. minos), logo imaginei, seu blog tem muito assunto sobre crianças, achei super legal e interessante além de informativo!!
ResponderExcluirPrecisamos disso, conteúdo... parabéns!!!!
Bjs
Oi Flor (Fem & vaidosa) realmente dizem que é terrível, tenho casos na família tb e que precisaram de intervenção cirurgica!
ResponderExcluirAcho muito importante a mulher se preocupar com a saúde dela então, qq coisa fora do normal é bom procurar um especialista...
Seja bem vinda ao Blog... fique a vontade para sugir temas ou mesmo para enviar suas produções, tb disponibilizo este espaço p/ vcs.
Grande Bjo
A Todas agradeço as visitinhas... e com certza passarei com frequencia nos cantinhos de vcs!!
ResponderExcluirObrigada...e sucesso para todas!!
Olá muito legal seu blog, vim retribuir a visita e já estou te seguindo.E respondendo sua pergunta sim sou em quem faz tudo que está no blog e aceito encomendas. Bjs
ResponderExcluirOi Liliann obrigada por vir... seja bem vinda!!
ResponderExcluirParabéns suas coisas são lindas!!!
Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirJá estou te seguindo e vou te linkar, se puder retribuir agradeço.
Sucesso.
Bjs!!!
http://marilingeriedemillus.blogspot.com
Mari... obrigada! Bem vinda tb!!! Aproveite este espaço, mande sugestões, possiveis assuntos ou ate mesmo uma produção, tutorial seu... podemos publicar!! Bjs
ResponderExcluirObrigada!Pode deixar sempre que eu puder,venho aqui te visitar!!!
ResponderExcluirJá te sigo e te linkei.
Bjus!!
Que ótimo Mari... será uma grande alegria ter sua visita por aqui!! Estou linkando seu blog trb , ok!! "Gentileza, gera gentileza" - conforme o lema das Blogueiras Unidas!!
ResponderExcluirBjooosssssssssss