Todos nós tivemos um, ou vários em determinado momento da nossa vida!
Voltemos a nossa infância...
... por volta de uns 6 anos de idade você iniciou sua vida escolar; muitos amiguinhos, muitas brincadeiras, muitos desenhos para colorir, algumas bronquinhas etc. E seu professor(a) estava ali, pronto pra ti ajudar, ti orientar, cuidar e permitir que conhecesse um pouco mais deste mundo ao qual hoje vc faz parte.
Tenho certeza que pelo menos um de seus professores vc guardou na memória (eu guardo vários) e com certeza tb carrega até hoje algum ensinamento, ou alguma palavrinha de conforto que ouviu dele naquela época!
O papel do professor ao longo do tempo foi sofrendo modificações; alguns anos atrás o mundo era menos violento, menos competitivo, talvez mais sadio, mais livre, mais despreocupado... hoje temos uma visão pouco mais distorcida, valores morais, cultura, bom senso... e principalmente educação, que hoje se apresenta de forma muito aquém daquele tempo. Um professor talvez nunca tenha tido seu papel reconhecido realmente pelo seu propósito, porque educação vem de CASA, vem de família, vem de berço; o professor tem sim responsabilidade, alías co-responsabilidade, porque os filhos não são de seus ventres, mas em suas mãos ficam por muitos e longos anos para que adquiram habilidades, se socializem, conheçam o exercicio da cidadania, amadureçam e sigam suas vidas, suas carreiras... mas muita gente esquece de uma parte da estória que por fim faz toda a diferença...>>> é pai e mãe que deve estar presente (figura máxima de respeito/exemplo dentro de casa), não será o professor que irá "sustentar", "educar", "prover as necessidades emocionais" dos nossos filhos, um professor atua em conjunto com a família, portanto, pais precisam participar da vida dos seus filhos, da vida escolar, procurar entender as necessidades, as dificuldades e apoiar. Mas "educar" (me refiro a moral, bons costumes e demais valores) nunca foram responsabilidades de um professor, mas sim, sempre foram de inteira responsabilidade dos pais.
Infelizmente existem casos de abusos, descasos e profissionais que não levam a profissão com respeito e que se atitudes nunca forem tomadas, muitos de nossos filhos poderão adquirir traumas, medos, bloqueios pra vida inteira, e será que só daí perceberemos como o papel de um professor é importante????? Ele faz parte do desenvolvimento de seu filho e você obrigatoriamente se é PAI ou MÃE precisa estar próximo para acompanhar esta caminhada... alías dar a direção ao seu filho e consequentemente o professor com seu apoio dará sequencia a este trabalho digno e merecedor de reconhecimento!
Acho que hoje a nossa sociedade anda tão ocupada preocupada com tecnologia, dinheiro e com status que esquece que somos seres humanos, com valores, desejos, carências em buscam um pouco de atenção ás vezes, daí surgem aqueles casos que nos deixam perplexos, por serem tão brutais, frios e desumanos, atualmente estamos assim:
Pais x Filhos
Filhos x Professores
Pais x Professores x Filhos
Sendo que a realidade era pra ser outra:
Pais & Filhos
Filhos & Pais
Pais & Filhos & Professores
Um professor sozinho não mudará o mundo, tão pouco seu filho!
Mas ele poderá prepará-lo para enfrentar sim, os obstáculos que surgiram nesta enorme caminhada da vida!
Naquela época tinhamos 6, 7 anos de idade e hoje quantos anos vc tem?? Tenho quase certeza que ainda hoje vc tem um professor, se não um ainda tem vários... não é?!
Parabéns a todos os professores deste pais!!!
E que um dia finalmente as pessoas entendam o valor real deste profissional e reconheçam seu trabalho!!
Texto de Joyce Gouveia
Bem interessante, gostei do seu blog e estou te seguindo!
ResponderExcluirPassando para conhecer e seguir as amigas do Blogueiras Unidas que também participo!!Bjsss
ResponderExcluirhttp://rumoslibertadores.blogspot.com – 494
http://zildasantiago.blogspot.com - 493
http://carinhossorteiosetcetal.blogspot.com - 955